Glossário LGBTQ
Nenhum glossário poderia abranger a gama de identidades e termos que são usados dentro das comunidades LGBTQIA+. Se você ouvir um termo que você não reconhece, ou sentir que alguém está usando um termo de uma nova maneira, pergunte ao indivíduo o que o termo significa para ele. Este glossário pretende ser uma introdução à comunidade e não é a resposta definitiva sobre como todos entendem esses termos.
A terminologia abaixo será formatada como "Termo [parte da identidade, se aplicável]: definição" e pode incluir um recurso para aprendizado adicional e/ou uma referência cruzada.
AFAB (Assigned Female at Birth): Uma maneira de comunicar o marcador sexual dado a eles no nascimento (com base em sua anatomia física). Este termo pode ser usado por uma variedade de pessoas, incluindo indivíduos não conformes de gênero (GNC), intersexuais, não binários e / ou transgêneros (veja também: Sexo atribuído no nascimento; AMAB)
Aliado: Um aliado é uma pessoa que enfrenta o heterossexismo, o sexismo, a homofobia, a bifobia, a transfobia, etc., em si mesma e nos outros, por interesse próprio e preocupação com o bem-estar das pessoas LGBTQ+, e que está comprometida com a justiça social e a igualdade de direitos.
AMAB (Assigned Male at Birth): Uma maneira de comunicar o marcador sexual dado a eles no nascimento (com base em sua anatomia física). Este termo pode ser usado por uma variedade de pessoas, incluindo indivíduos não conformes de gênero (GNC), intersexuais, não binários e / ou transgêneros (veja também: Sexo atribuído no nascimento; AFAB)
Agênero [identidade de gênero]: Sem gênero. Muitas vezes usado como uma identificação para pessoas que não se identificam ou se conformam com qualquer gênero.
Andrógino [expressão de gênero]: Uma exibição que integra uma combinação de elementos masculinos e femininos. Para alguns, a androginia é sobre alcançar uma expressão "gênero neutro", enquanto outros podem querer reconhecer sua relação com a masculinidade e a feminilidade.
Aromântico [orientação romântica]: Alguém que não experimenta atração romântica pelos outros.
Assexual [orientação sexual]: Alguém que não experimenta atração sexual por outras pessoas e que se identifica como assexual. Pode ainda ter atrações românticas, emocionais, afetivas ou relacionais por outras pessoas. A assexualidade é distinta do celibato, que é a abstenção deliberada da atividade sexual. Embora não experimentem atração sexual, algumas pessoas assexuais ainda podem optar por fazer sexo por outras razões, incluindo prazer físico ou desejo de ter filhos. Às vezes encurtado como "ás".
Bigênero [identidade de gênero]: Ter dois gêneros; uma combinação de homem, mulher e / ou outras identidades de gênero.
Bifobia: Medo, aversão ou ódio de pessoas que são bissexuais, pansexuais, onissexuais ou de outra forma atraídas por múltiplos gêneros.
Biromântico [identidade/orientação romântica]: Uma pessoa que tem uma atração romântica por dois (ou múltiplos) gêneros.
Bissexual [orientação sexual]: Uma pessoa que é sexualmente atraída por múltiplos gêneros, ou que se identifica como um membro da comunidade bissexual. Muitas vezes, mas não limitado a, ser atraído pelo mesmo sexo e outros gêneros. Pode ser encurtado para "bi".
Nome escolhido: Um nome selecionado por um indivíduo que difere do nome que lhe foi dado no nascimento. Um nome escolhido geralmente ajuda a afirmar a identidade de gênero e/ou a expressão de gênero de um indivíduo (veja também: Deadname).
Cisgênero [identidade de gênero]: Um termo para indivíduos cuja identidade de gênero geralmente coincide com a atribuída para o sexo atribuído no nascimento. Em outras palavras, uma pessoa que não se identifica como transgênero ou não-binária.
Cissexismo: Uma crença de que existem apenas dois gêneros que são atribuídos no nascimento e imutáveis. Esse preconceito foi integrado aos sistemas e políticas sociais, o que contribui para a discriminação e opressão de pessoas transgênero, não binárias e não conformes com o gênero.
Closeted: Usado como gíria para o estado de não divulgar a identidade sexual / de gênero, mantê-la privada, viver uma vida externamente heterossexual / cisgênero enquanto se identifica como LGBT, ou não ser sincero sobre a identidade de alguém. Às vezes, estar no armário também pode significar não querer admitir a identidade para si mesmo.
Coming Out: Para divulgar uma identidade sexual ou identidade de gênero. Pode significar contar aos outros ou pode se referir a um processo interno de chegar a um acordo com a identidade de alguém.
Crossdresser: Indivíduo que se veste com roupas geralmente associadas a um sexo que difere do atribuído no nascimento. Isso é feito por uma variedade de razões pessoais. O crossdressing não é indicativo de orientação sexual ou identidade de gênero. Este termo substitui o termo às vezes pejorativo travesti.
Deadname: Um termo usado para o nome anterior de uma pessoa transgênero, não binária ou não conforme de gênero que mudou seu nome para afirmar sua identidade de gênero.
Demissexual: Uma pessoa que só pode experimentar atração sexual depois que um forte apego emocional é formado. Pode ser visto como caindo no espectro assexuado.
Drag: Uma performance pública que envolve brincar com as normas e expectativas de gênero. Os artistas são muitas vezes referidos como drag queens e reis, cujas performances e figurinos muitas vezes exageram e brincam com o gênero.
Femme [expressão de gênero]: Termo que se refere às representações amplas e dinâmicas da feminilidade/características femininas, independentemente do gênero. As mulheres reivindicam uma relação com a feminilidade sem, necessariamente, reivindicar uma relação com a feminilidade.
FTM: Pessoa transgênero de mulher para homem, muitas vezes se identificando como um homem trans. Alguém designado como mulher no nascimento que se identifica como homem ou na identidade alinhada ao homem. Também referido como "transmasc" ou "transmasculino".
Homem Gay: Um homem que é emocionalmente, romanticamente, sexualmente, afetuosamente ou relacionalmente atraído por outros homens, ou que se identifica como um membro da comunidade gay. Às vezes, "gay" é usado para se referir a todas as pessoas, independentemente do gênero, que têm suas principais atrações sexuais e ou românticas por pessoas do mesmo sexo. "Gay" é um adjetivo (não um substantivo) como em "Ele é um homem gay".
Gênero: Um sistema de classificação socialmente construído que atribui qualidades de feminilidade e masculinidade às pessoas. Os atributos de gênero podem mudar ao longo do tempo e diferir entre culturas. Os termos para identidade de gênero incluem, mas não estão limitados a mulher, homem, não-binário, genderqueer e agênero.
Cirurgia de Afirmação de Gênero: Os procedimentos que alguns indivíduos trans podem se submeter para que seus corpos externos possam refletir melhor suas identidades internas de gênero. Outros nomes incluem "cirurgia de redesignação sexual" e "cirurgia de confirmação de gênero". Esses procedimentos podem ser chamados de "cirurgia superior" (por exemplo, remodelar um peito ou fornecer aumento de mama) e "cirurgia inferior" (por exemplo, remodelar os genitais). A cirurgia não é necessária para que alguém reivindique uma certa identidade, mas é considerada uma saúde essencial e de afirmação de gênero para aqueles que a procuram.
Disforia de Gênero: O termo "disforia de gênero" foi usado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª Edição (DSM-5), um manual publicado pela Associação Americana de Psiquiatria em 2013. Este termo pretendia se concentrar no sofrimento relacionado à identidade de gênero que algumas pessoas transgênero podem experimentar (e para o qual podem procurar tratamentos psiquiátricos, médicos e cirúrgicos), em vez de indivíduos ou identidades transgêneros. O DSM-5 afirma que "a não conformidade de gênero não é em si um transtorno mental", em vez disso, o diagnóstico foi criado para ajudar as pessoas com disforia de gênero a ter acesso a cuidados de saúde e tratamento adequados, e o DSM-5 lista critérios específicos. NOTA: nem todas as pessoas trans experimentam disforia de gênero.
Euforia de gênero: A experiência alegre e o senso de si mesmo quando o gênero autêntico de uma pessoa é expresso e reconhecido por ela mesma e / ou pelos outros.
Expressão de gênero: Como alguém expressa sua identidade de gênero externamente em termos de roupas, cabelo, tom de voz, etc.
Genderfluid [identidade de gênero]: Uma pessoa cuja expressão de gênero e/ou identidade de gênero varia de um gênero para outro/outros de alguma forma.
Genderflux [identidade de gênero]: Uma pessoa cuja identidade de gênero e/ou expressão de gênero varia em intensidade, mas não necessariamente entre os gêneros.
Identidade de Gênero: O senso interno de uma pessoa de seu próprio gênero. Cisgênero, transgênero, homem, mulher e genderqueer são exemplos de identidades de gênero.
Gênero Não Conformante (GNC) [identidade de gênero]: Uma pessoa que não subscreve expressões de gênero ou papéis esperados dela pela sociedade.
Genderqueer [identidade de gênero]: Uma pessoa cuja identidade de gênero e/ou expressão de gênero está fora do binário de gênero masculino/feminino. Genderqueer também é considerado parte do guarda-chuva de identidades não-binárias.
Heteronormatividade: Processos através dos quais as instituições e políticas sociais reforçam a noção de que existem apenas duas possibilidades de sexo, gênero e atração sexual: masculino/masculino/atraído por mulheres e feminino/feminino/atraído por homens.
Heterossexismo: Normas e comportamentos que resultam da suposição de que todas as pessoas são ou devem ser heterossexuais. Esse sistema de opressão pressupõe que a heterossexualidade é inerentemente normal e superior e nega a vida e os relacionamentos das pessoas LGBTQIA+.
Heterossexual [orientação sexual]: Referindo-se a homens que são atraídos por mulheres ou mulheres que são atraídas por homens. Muitas vezes referido como "reto".
Homofobia: Medo, ódio ou desconforto com pessoas que amam e desejam sexualmente membros do mesmo sexo. Reações homofóbicas muitas vezes levam à intolerância, intolerância e violência contra qualquer pessoa que não aja dentro das normas socioculturais da heterossexualidade. Como a maioria das pessoas LGBTQIA+ é criada na mesma sociedade heterossexista e cissexista que suas contrapartes heterossexuais e cisgênero, elas aprendem as mesmas crenças e estereótipos negativos predominantes na sociedade dominante, levando a um fenômeno conhecido como "homofobia internalizada".
Homossexual: O termo clínico, cunhado no campo da psicologia, para pessoas com uma atração sexual do mesmo sexo. A palavra é frequentemente associada à ideia de que as atrações pelo mesmo sexo são um transtorno mental e, portanto, é ofensiva para algumas pessoas.
Terapia de Reposição Hormonal (TRH): O processo pelo qual os indivíduos trans escolhem tomar uma prescrição de hormônios artificiais, a fim de afirmar fisicamente / medicamente seu gênero. Para as mulheres trans, isso pode incluir estrogênio, bem como bloqueadores de testosterona. Para homens trans, testosterona ou T.
Intersexo: Termo usado para uma variedade de condições médicas em que uma pessoa nasce com cromossomos, genitália e / ou características sexuais secundárias que são inconsistentes com a definição típica de um corpo masculino ou feminino. O termo diferenças de desenvolvimento sexual (DSD) também descreve essas condições. Substitui o termo impreciso, e geralmente ofensivo, "hermafrodita". Alguns indivíduos intersexuais podem optar por se identificar como LGBTQIA+ como resultado de sua intersexualidade; no entanto, muitos optam por não fazê-lo.
Lésbica [orientação sexual]: Um não-homem atraído por não-homens. Embora as definições passadas se refiram a "lésbica" como uma mulher que é emocionalmente, romanticamente e / ou sexualmente atraída por outras mulheres, essa definição atualizada inclui pessoas não-binárias que também podem se identificar com o rótulo.
LGBTQIA+: Abreviação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Questionadores, Intersexuais e Assexuais. Um termo guarda-chuva que é usado para se referir à comunidade como um todo. Muitas vezes encurtado para LGBTQ +, mas não como um meio de excluir outras identidades. O "+" reconhece a diversidade de identidades, orientações e expressões da comunidade LGBTQIA+ que não são nomeadas na sigla.
Masc [expressão de gênero]: Termo que se refere às representações amplas e dinâmicas da masculinidade/características masculinas, independentemente do gênero. Mascs reivindicam uma relação com a masculinidade sem, necessariamente, reivindicar uma relação com a masculinidade.
MSM: Uma abreviação para homens que fazem sexo com homens. Este termo enfatiza o comportamento, em vez das identidades dos indivíduos envolvidos.
MTF: Pessoa transgênero de homem para mulher. muitas vezes se identificando como uma mulher trans. Alguém designado como homem no nascimento que se identifica como feminino ou uma identidade alinhada com a mulher. Também referido como "transfem" ou "transfeminino".
Não-binário [identidade de gênero]: Um termo guarda-chuva que descreve qualquer pessoa cuja identidade de gênero esteja fora do binário de mulher / homem. Também pode ser usado como uma identidade em si
Omnigênero [identidade de gênero]: Identificando-se como todos os gêneros. O termo é usado especificamente para refutar o conceito de apenas dois gêneros.
Pangênero [identidade de gênero]: Exibindo características de múltiplos gêneros; deliberadamente refutando o conceito de apenas dois gêneros.
Pansexual [orientação sexual]: Uma pessoa que é emocionalmente, romanticamente, sexualmente, afetuosamente ou relacionalmente atraída por pessoas, independentemente de sua identidade de gênero ou sexo atribuído no nascimento. O uso do termo muitas vezes sinaliza um repúdio ao conceito de sexos binários.
Poliamoroso: O estado ou prática de ter mais de um relacionamento romântico durante um período de tempo, ou referindo-se a alguém aberto a ter vários parceiros, enquanto atualmente não está em vários relacionamentos românticos. Pode ser encurtado para "poli".
Queer: Termo que descreve pessoas que têm uma identidade de gênero não normativa, orientação sexual ou anatomia sexual – pode incluir lésbicas, gays, bissexuais, pessoas transgênero e uma série de outras identidades. O termo tem um histórico de uso ofensivo como um insulto e ainda é usado dessa maneira em alguns espaços, mas tem sido amplamente recuperado pela comunidade para se descrever.
Questionamento: Refere-se a indivíduos que estão no processo de examinar sua orientação sexual e / ou identidade de gênero.
Orientação Romântica: Uma maneira de caracterizar a atração por outras pessoas caracterizada pela expressão ou não expressão de amor / romance / interação não sexual. As pessoas usam uma variedade de rótulos para descrever sua orientação romântica, incluindo aromântica, homorromântica e heterorromântica, pan-romântica e birromântica.
Amor pelo Mesmo Sexo (SGL): Como alguns afro-americanos preferem descrever sua orientação sexual, vendo "gay" e "lésbica" como termos principalmente brancos. "Amor pelo mesmo sexo" também está em uso.
Sexo atribuído no nascimento: Este termo é uma alternativa mais inclusiva ao "sexo" ou "sexo biológico", pois reconhece que as categorias de sexo são socialmente construídas, em vez de biologicamente obrigatórias, e que o sexo atribuído no nascimento não determina automaticamente a identidade de gênero. O sexo atribuído pode ser determinado com base nos cromossomos sexuais (XX = feminino, XY = masculino); níveis hormonais, características sexuais secundárias e genitália interna e externa também podem ser considerados critérios. Os termos para descrever o sexo atribuído incluem feminino, masculino e intersexual. (ver também AFAB; AMAB)
Sexualidade: A complexa gama de componentes que nos tornam seres sexuais; inclui aspectos emocionais, físicos e sexuais, bem como a auto-identificação (incluindo orientação sexual e gênero), preferências e práticas comportamentais, fantasias e sentimentos de afeto e afinidade emocional.
Fluidez Sexual: O conceito de que a orientação sexual pode variar ao longo da vida e em diferentes contextos. Isso não significa que ele possa ser alterado através da volição ou terapia.
Orientação Sexual: Uma atração emocional, romântica, sexual e / ou afetiva duradoura. Os termos incluem gay, lésbica, heterossexual, bissexual, pansexual e assexual. A orientação sexual pode ser fluida, e as pessoas podem usar uma variedade de rótulos para descrever os seus.
SGRM: Uma abreviação de minorias sexuais, de gênero e românticas. Usado como um termo guarda-chuva e não como uma identidade para uma pessoa específica, particularmente em contextos internacionais.
SOGI: Uma abreviação de orientação sexual e identidade de gênero.
Stealth: Uma descrição para pessoas que, depois de iniciar sua transição e viver como seus gêneros preferidos, não contam prontamente aos outros sobre seus passados, especificamente seus gêneros atribuídos ao nascimento. Outros podem optar por ser mais ou menos abertos sobre seus status trans.
Terceiro Gênero [identidade de gênero]: Um termo para aqueles que pertencem a uma categoria de gênero não reconhecida no binário ocidental. Por exemplo, povos nativos americanos de dois espíritos, hijra na Índia, kathoeys na Tailândia e travestis no Brasil. Reconhece que as identidades das pessoas são específicas de sua cultura.
Transgênero [identidade de gênero]: Um termo genérico para aqueles indivíduos cuja identidade de gênero não corresponde à atribuída para seu sexo físico. Entre outros, o termo "transgênero" inclui aqueles que se identificam como transexuais, não-binários, genderqueer ou simplesmente transgêneros. Em seu sentido geral, refere-se a qualquer pessoa cujo comportamento ou identidade esteja fora das expectativas estereotipadas para seu sexo atribuído no nascimento. As pessoas transgênero podem se identificar como heterossexuais, gays, bissexuais ou qualquer outra orientação sexual. Às vezes encurtado como "trans" ou "trans*". Confira a Introdução do GSR às Identidades Transgêneras
Transição: Um processo individualizado pelo qual as pessoas transgênero passam de viver como um gênero para viver como outro gênero. Existem três aspectos gerais para a transição: social (por exemplo, nome, pronomes), médico (por exemplo, hormônios, cirurgia) e legal (por exemplo, marcador de gênero e mudança de nome). Cada caminho através da transição é único para o indivíduo, e alguns podem optar por não fazer a transição social, médica e / ou legal devido a barreiras de acesso ou outras razões pessoais.
Transexual: Termo histórico que se refere a uma pessoa cuja identidade de gênero difere consistentemente do que é culturalmente associado ao seu sexo atribuído no nascimento. Muitas vezes refere-se àqueles que mudam fisicamente seu corpo para que ele corresponda à sua identidade de gênero. Muitas pessoas trans não se identificam com ela, pois é em grande parte desatualizada e confunde incorretamente a natureza da identidade trans com a obrigação de se submeter à cirurgia de redesignação sexual.
Transfobia: Medo, ódio ou desconforto com pessoas que são transgênero ou de gênero não normativo.
Two-Spirit [identidade de gênero]: Termo contemporâneo escolhido para descrever certos povos indígenas norte-americanos e da Primeira Nação canadense que se identificam com um terceiro gênero, implicando um espírito masculino e um espírito feminino em um corpo. Substitui o termo problemático berdache. Para mais informações, assista a este vídeo de Eles. Magazina
WSW: Uma abreviação para mulheres que fazem sexo com mulheres. Este termo enfatiza o comportamento, em vez das identidades dos indivíduos envolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário